Dendezeira, jambo rosa, jatobá, sapucais estão entre as espécies encontradas pelos cerca de 40 participantes da “Trilha das Árvores Frutíferas”, realizada na manhã do dia 27, na Praça da Paz da Unicamp.
A atividade foi organizada pela Diretoria de Áreas Verdes da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária, com apoio da Diretoria Executiva de Sustentabilidade (DExS), e teve como objetivo promover a integração da comunidade com a natureza e incentivar a valorização das áreas verdes do campus.
Uma das atividades da programação da Semana do Meio Ambiente, Semeia 2026, a trilha integra as ações de sustentabilidade, educação ambiental e valorização da biodiversidade desenvolvidas pela Universidade no campus de Barão Geraldo e é parte do programa Floresta Urbana Unicamp, responsável pelo mapeamento de aproximadamente 16 mil árvores distribuídas pelo campus universitário.
Ao longo do percurso, os participantes conheceram diferentes espécies frutíferas e aprenderam sobre os ciclos de floração e frutificação das árvores, além de discutir temas como arborização urbana, biodiversidade, alimentação e sustentabilidade. Boa parte destas árvores foi plantada por Lauro dos Santos, técnico em meio ambiente da Prefeitura do Campus, que conduziu a caminhada.
As árvores frutíferas da Praça da Paz funcionam como pontos de alimentação para aves que circulam pelos corredores verdes de Barão Geraldo, reforçando a conexão ecológica entre o campus da Unicamp e a Mata de Santa Genebra. A atividade também destacou a importância das árvores para o conforto térmico e a qualidade ambiental das cidades, especialmente em um contexto de mudanças climáticas e aumento das temperaturas urbanas.
Além da dimensão ecológica, a trilha buscou reforçar o papel das áreas verdes na construção de espaços universitários mais acolhedores, estimulando convivência, caminhabilidade e conexão com a natureza.
